janeiro 05, 2009

Reforma Ortográfica



Em 2009 entrou em vigor a nova ortografia da língua portuguesa. Os dicionaristas calculam que a reforma atinge 0,5% das palavras no Brasil. Aqui vai um resumo feito pela Revista Papo de Homem sobre as mudanças mais importantes:

• O alfabeto fica com 26 letras, incluindo as letras "k", "w" e "y".

• O trema já era. "Frequência" e "sequência", tranquilo? Se você se orgulhava de usar e se este era seu diferencial de inteligência em relação à grande massa, procure outro ou apenas escreva nomes próprios como o alemão "Müller" e o tibetano "Chödrön".

• Para palavras compostas com prefixos (como "super", "hiper" e "sub") e o segundo elemento começando com "h", tem hífen ("super-homem"). A única exceção (claro, tem de haver exceção para sabermos escrever exceção): "subumano". Sem "h", feio assim mesmo.

• Não se usa hífen quando o prefixo termina com uma vogal diferente daquela com que se inicia o segundo elemento ("autoescola").

• Não se usa hífen quando o segundo elemento começa com "s" ou "r", devendo estas consoantes ser duplicadas ("contrarregra", "antissemita"). Com prefixos que acabam em "r" ou "s", vale a outra regra e aparece o hífen: "super-regra". Tricky, uh?

• Não se usa mais acento para diferenciar verbo de substantivo ou preposição: "para" agora é tanto flexão do verbo parar quanto preposição, por exemplo. O mesmo vale para "polo", "pelo" e "pera".

• O acento circunflexo desaparece em: "creem", "deem", "leem", "veem", "enjoo" e "voo". Bonito, não? "Têm" e "vêm" (para demonstrar plural) e "pôr" (para diferenciar o verbo) continuam valendo.

• O acento agudo some para "assembleia", "ideia", "jiboia" e todos os ditongos abertos de paroxítonas. O mesmo vale para "feiura".

Acompanhe no gráfico uma "versão animada" das mudanças.

Levará um tempo para que as pessoas se acostumem com a nova grafia. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. Por enquanto ninguém poderá ser punido por escrever pela norma antiga, nem mesmo em vestibular ou concurso público.

Apesar dos transtornos (livros refeitos?), acho que a iniciativa de eliminar as diferenças de grafia nos países que falam português é uma boa ideia (sem acento). E, bem, eu já não constumava acentuar quase nada mesmo. o/

ps: não confiem mais no corretor ortográfico do word...

3 comentários:

  1. Eu acho essa reforma uma piada. Enquanto entrar na bicha for algo pervertido aqui e não em Portugal, essa tal reforma não vai funcionar pra nada. Só pra encher o saco.

    ResponderExcluir
  2. Demagogia pura. E o comentário do Andarilho traduz exatamente o que eu penso. De nada adianta a grafia ser igual em X países, mas cada palavra significar uma coisa diferente.

    Tipo... falta do que fazer desse povo que não sabe brincar com as palavras!

    ResponderExcluir
  3. hahsua..
    ate que enfim uma lingua so para todos!!

    ira ficar bem melhor..
    agora o pt vai ficar maior..
    e quem sabe começaram a fabricar games em nossa lingua!!

    muito bom!!
    t++

    ResponderExcluir