julho 07, 2008

Santa Tartaruga!

Minha avó colocou a tartaruga no quintal (que é enorme) para tomar sol, e quando voltou para "guardá-la" ela tinha desaparecido!




A tartaruga anda em cada segundo a distância de 10 cm, percorrendo distâncias iguais em tempos iguais, indicando que a velocidade da tartaruga é constante. O movimento da tartaruga é um exemplo de movimento uniforme.



O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais.

Compare (Velocidade média):
Luz: 300.000 Km/s
Terra em sua órbita: 30 Km/s
Avião supersônico (Concorde): 700 m/s
Som no ar : 340 m/s
Automóvel na estrada: 30 m/s
Atleta em uma corrida: 10 m/s
Homem caminhando: 1,5 m/s
Tartaruga: 0,02 m/s

Usando a equação horária do Movimento Uniforme: S = S0 + Vt (fórmula do sorvete), onde
S0 = 0
V = 0,02 m/s
t = 48 h = 172800 s
considerando que minha avó perdeu a tartaruga a 2 dias atrás (já podemos informar a polícia), se eu não errei nas contas, obtemos que S = 3.456 m!

E isso não quer dizer absolutamente nada! =D

Se alguém encontrar a tartaruga perdida, por favor entre em contato.

3 comentários:

  1. A essa hora ela já deve tá presa, afinal, deve ter bebido e depois saiu dirigindo um caminhão.

    Bafômetro neles, hauauhau!

    ResponderExcluir
  2. hauhauhauhauhau muito bom o comentário acima.

    E isso me lembrou o tempo que eu era bom em física. ERA do verbo "não sou mais".

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca fui muito bom em física e, mesmo calculando a posição da tartaruga com essa fórmula, não encontrei ela...

    ResponderExcluir