outubro 28, 2009

Gravar a tela do PC

Existem muitos programas para gravar a tela do seu PC, permitindo a qualquer pessoa fazer seu screencast (gravar a tela do computador, editar e depois publicar num site ou blog) com, por exemplo, vídeos tutoriais sobre diversos programas ou mostrando o gameplay de algum jogo.

O Camtasia Studio, provavelmente o mais conhecido deles, é um aplicativo completo e cheio de recursos, porém, como é Shareware (grátis para testar), só poderá ser utilizado sem limitações de funcionalidades durante 30 dias, devendo ser comprado após esse período. Mas existe outra opção gratuita:

Debut

Prós:
- Usar nomes de arquivos e duração (tamanho) padronizados para os vídeos.
- Ajustar propriedades do vídeo (brilho, contraste e gama) e parâmetros de saída (resolução e taxa de quadros).
- Exportar os vídeos em qualquer formatos, incluindo .avi, .wmv, .flv, .asf .mpg, .3gp, .mp4, .mov e outros.
- Tirar screenshots do vídeo e salvar em JPG.
- Inserir sua marca d'água no vídeo.

Contras:
- A interface é um pouco complicada.
- Não é possível fazer anotações (apenas adicionar um texto único aos vídeos).

Como fazer bons vídeos tutoriais?

1 - Limite o tempo de seus vídeos entre 3 a 5 minutos no máximo e vá direto ao assunto. Se necessário “quebre” o vídeo em alguns capítulos (mas não exagere).
2 - Deixe o seu Desktop limpo, fechando todos os programas e janelas que não for usar. Se for capturar uma página da internet, remova aqueles menus “extras” do navegador.
3 - Se for fazer gravações com áudio, fale alto e pausadamente. Pense no que vai falar e treine algumas vezes antes de gravar o vídeo.
4 - NÃO coloque música de fundo (se quisesse escutar a música eu buscaria o clipe, não o seu tutorial).
5 - Lembrando que a qualidade gráfica depende da taxa (frame rate) que você escolher para a gravação. Quanto maior a taxa, melhor a qualidade da gravação, porém maior o tamanho do vídeo. Se seu arquivo ficar muito grande para publicação reduza o frame rate (tente com 5 fps). Arquivos AVI sempre ficam (muito) grandes porque são sem compactação, sendo a melhor opção apenas se você pretender usar algum programa de edição (Windows Movie Maker, VirtualDub, etc).

Um comentário:

  1. Eu ia ler tudo, mas quando eu percebi o que era, nem... li. Pq né, eu num faço vídeos tutoriais.

    Além disso, eu ia falar "quer gravar a tela, dá um print screen". Mas aí percebi q ia falar bobagem. Falei de qualquer jeito.

    ResponderExcluir