março 10, 2009

Magic The Gathering (Shandalar)

Magic The Gathering é um jogo de cartas colecionáveis criado por Richard Garfield. Baseado no universo fictício chamado Dominária, o Magic é basicamente um duelo entre dois magos. Cada um inicia o duelo com 20 pontos de vida e aquele que deixar o adversário reduzido a zero pontos, ganha.



Cada mago utiliza seu próprio deck, um conjunto de 60 cards estrategicamente escolhidos, que reúne uma mistura de vários poderes: terrenos que fornecem o mana (a energia necessária para executar as mágicas), criaturas e magias (feitiços e encantamentos) de ataque e defesa. A diversidade de cartas é imensa, contando-se dezenas de milhares de cartas de diferentes cores (branco, azul, preto, vermelho e verde) e raridades (comuns, incomuns e raras).

(Aves do Paraíso, carta verde rara ( R$ 20,oo), saiu no primeiro deck que comprei (troquei por cartas comuns que não valem nada)

Cada jogador monta seu deck de acordo com os cards que mais gosta ou têm em sua coleção. Os cards geram muitas combinações possíveis e, assim, nunca se sabe qual será o deck de seu adversário, fazendo com que os jogadores elaborem estratégias para criar a melhor combinação de ataque e defesa.

Basicamente um deck é composto de vários "pequenos combos", pares ou trios de cartas que se ajudam mutuamente. Por exemplo, um combo para destruir as criaturas do inimigo:


Cartas necessárias:
-1 Basilisco do bosque (destrói todas as criaturas que bloqueiam ou são bloqueadas por ele)
-1 Isca (obriga todas as criaturas aptas a bloquear)

Para ganhar muito dinheiro evitar que os jogadores alcancem uma combinação perfeita e invencível, novos cards são lançados a cada ano, alterando o ambiente do jogo e mantendo-o sempre estimulante e renovado. Assim, a cada expansão mais um pouco da história do mundo de Dominária é contada, com seus heróis, vilões e criaturas fantásticas (para saber mais sobre a história de Magic, clique aqui).

As ilustrações dos cards são feitas por artistas renomados, despertando o interesse dos colecionadores no mundo inteiro. Muitos fãs dedicam-se exclusivamente a colecionar os cards (para criar sua própria carta de Magic, clique aqui - você pode usar qualquer imagem, inclusive uma foto sua).

(Pesadelo, carta preta rara, saiu no primeiro deck que meu irmão comprou (ele trocou por cartas comuns que não valem nada)

Joguei muito Magic na época da 4ª Edição. Atualmente o duelo entre criaturas praticamente acabou. Agora são combos e mais combos para acabar com o adversário em poucos turnos. Pra mim isso tirou toda a diversão (que graça tem perder o jogo no terceiro turno, sem ter tido a chance de fazer nada?).

Magic: The Gathering (Shandalar)



Existe uma versão para PC, Magic: The Gathering (Shandalar), que permite jogar sozinho ou contra um amigo (via TCP/IP). Os gráficos são antigos, mas o jogo reproduz perfeitamente uma partida de Magic (nos bons tempos) com as cartas da 4ª Edição, Unlimited, Antiquities, Legends, Arabian Nights, Astral e The Dark. Para baixar o jogo, clique aqui.

Fontes:
Contos de RPG

6 comentários:

  1. Eu só jogava Yu gi oh, mas no emulador de gameboy, hauhauhauah.

    ResponderExcluir
  2. Esses jogos de cards eu só lembro de um... que era de carros... caralho, como é o nome?

    hahauhauhuahuahuahuahuahuahuahua!!!

    Gente, num nasci pra ser hominho. Ou nerd, como diria o Andarilho!

    ResponderExcluir
  3. Oi estou aqui para divulgar um site de vendas de carta de magic que esta com o melhor preço de mercado e o melhor aceita diversas formas de pagamento inclusive cartão de crédito.

    o endereço do site é .

    www.bazarmagic.com.br

    ResponderExcluir