O mito do herói foi descrito pela primeira vez em 1949 no livro “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell. Esse mito é um conjunto de arquétipos recorrentes em quase todas as lendas, de várias culturas e em vários períodos históricos, ou seja, está presente no inconsciente coletivo de todas as sociedades humanas.
Existem consultorias na indústria de Hollywood especializadas em enquadrar os roteiros adquiridos pelas produtoras no mito do herói. O texto abaixo (em inglês) mostra a semelhança no enredo de dois filmes de sucesso: Star Wars: A New Hope, de 1977 e Harry Potter and the Philosopher's Stone, de 2001.
Star wars A New Hope
Luke Skywalker
Luke
Luke
All of this will be set to an orchestral score composed by John Williams.
Fiz um trabalho na faculdade sobre essa "indústria cultural":
"O filme não deixa mais à fantasia e ao pensamento dos espectadores nenhuma dimensão na qual estes possam, sem perder o fio, passear e divagar no quadro da obra fílmica permanecendo, no entanto, livres do controle de seus dados exatos, e é assim precisamente que o filme adestra o espectador entregue a ele para se identificar imediatamente com a realidade." (ADORNO & HORKHEIMER, 1997:119).
http://www.clickok.co.uk/index4.html
HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário