dezembro 23, 2007

Inteligência Artificial em FPS

Games de FPS (First Person Shooter) como Doom, Quake e Counter-Strike revolucionaram a maneira de jogar, entrando na história dos videogames. A "lógica" desses jogos é simples, você deve andar e atirar nos oponentes. As técnicas de inteligência artificial (IA) mais usadas nesses jogos são:

Path-finding: são caminhos pré-definidos para que o personagem faça uma rota satisfatoriamente (e normalmente mais curta), e não ande a esmo pelo cenário, ou mesmo desafie as leis da física, como, por exemplo, atravessar paredes.

FSM (Finite State Machine): o personagem está configurado com uma série de regras e possui regras de transição para ver se deve alterar seu estado inicial, como por exemplo, se ele viu um oponente e se vale a pena ir atrás dele.

A desvantagem desse tipo de IA são os comportamentos repetitivos nas mesmas situações. O inimigo sempre vai fugir se estiver com o life baixo, diferente de um jogador humano que, as vezes, ao invés de fugir "parte pra cima".

Quake

Quake é um jogo lançado pela ID Software em Junho de 1996 que inovou nos gráficos, com recursos 3D não existentes antes em nenhum outro jogo, com formas poligonais e efeitos de luz. No modo single player o jogo não possuia nada demais em relação aos outros, mas no modo multiplayer, era viciante.

Perdi várias madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo, na época ainda com um modem de 14.400, quando o mínimo era 28.800 (por isso meu nick era "14.400"), e tinha muito lag (eu morria feito um pato), mas acabei aprendendo um truque para subir no telhado do "map start".


Para chegar lá era preciso pegar a arma Rocket Launcher e os itens especiais da fase, o "pentagrama da proteção", que dava invencibilidade temporária e o "super poder" (quad) que dobrava o poder das armas. Depois era só voltar para o início, sair correndo, pular e dar um tiro para baixo que você era arremessado até o telhado. Como os itens especiais possuem limite de tempo, tudo isso tinha que ser feito muito rápido!

Counter Strike

Counter Strike é uma modificação (MOD) do Half-Life lançado em 1999 e é considerado o grande responsável pela popularização das LAN houses no mundo.


No mapa "de_aztec", por exemplo, no bomb site B ou na base dos terroristas, é possível alcançar lugares e caixas mais altas subindo no ombro de outros jogadores (pirâmide humana) e assim surpreender os inimigos! Basta haver cooperação do time.

Fontes:
http://www.arvy.com.br/quake/
http://www.rodrigoflausino.com/blog/

Um comentário:

  1. Andei visitando seu blog, e no começo é realmente raro você ter comentários, mas quando você comenta em outros blogs, outros blogueiros visitam seu blog e dependendo eles podem gostar do seu e começar a acompanhar (normalmente vis RSS), e aí podem surgir comentários sérios dos seus leitores.

    Valeu pela referência ao meu site, mas recomendo você postar o link inteiro da sua fonte (exemplo: www.pagina.com.br/artigo=530 e não www.pagina.com.br), já que para o leitor fica mais fácil caso ele queira ir direto na fonte.

    ResponderExcluir