maio 01, 2009

Braid

Um programador de games da 2K Australia, decidiu se demitir e, para isso, criou um jogo/pedido de demissão (uma versão em Flash do jogo Mario Bros).



"But my princess is in another castle". Vou aproveitar a frase para apresentar um jogo sobre o qual eu já estava querendo fazer um post faz tempo. Braid!



Braid é um jogo com alguma inspiração em Mario, visual que lembra as pinturas de Van Gogh, música clássica de fundo (a Downstream é excelente) e resolução de puzzles (pegar as peças de um quebra cabeça espalhadas pela fase) baseados na manipulação do tempo (que funciona sempre de uma maneira diferente em cada um dos mundos).



Basicamente isso significa que você não morre, se algum inimigo te acertar, basta apertar a tecla "Shift" para que o tempo comece a retroceder, permitindo assim que você conserte seus erros (será mesmo?).

Mas isso não significa que o jogo seja fácil...

Aparentemente a história de Braid é sobre a busca de uma princesa, mas pela maneira como é contada espere por várias interpretações, que farão você pensar...


(...envolto nos braços dela, o odor dela enche-o de contentamento, cria um momento tão forte que ele consegue lembrar dele no passado.)

Neste fórum, por exemplo, tem um texto (em inglês) que traz a hipótese de que a história seja na verdade sobre a construção da bomba atômica.

Baixe aqui a versão completa, digo, a versão "demo" de Braid! ;)

Para o jogo rodar você precisa ter a versão demo instalada. Você pode baixar aqui.

(e não esqueça de pegar as 8 estrelas para ver o final alternativo)

11 comentários:

  1. Nossa... Que metafórico o joguinho... aliás, sobre o cara que se demitiu com um jogo, eu ouvi falar (é modo de falar, eu li em alguma merda de site que eu nunca copio o link e depois falo sem fonte) que ele já tem um histórico de pedidos de demissão estranhos.

    ResponderExcluir
  2. Vou baixar o jogo, mas deve demorar muito pra eu começar a jogar...

    ResponderExcluir
  3. Tsc tsc tsc... Sinceramente, Perdido! Tá certo que todo mundo pirateia, mas vc vai logo piratear um jogo indie (de desenvolvedores indepedentes)? Me lembre de nunca comprar um jogo seu >:)

    No Steam sempre tem promoções nos finais de semanas. Eu tenho a impressão que o Braid vai ser um dos próximos. É bom ficar de olho lá.

    ResponderExcluir
  4. Sério, se alguém piratea-se um jogo meu eu já ficaria feliz. Pobre, mas feliz.

    ResponderExcluir
  5. meio off-topic:
    Eu conheço um grupo de desenvolvedores independentes do Chile que tiveram seu jogo pirateado, mas um deles resolveu fazer um comentário nesses sites de torrent, falando que era o primeiro jogo deles e bla bla bla. O resultado foi que um monte de gente acabou comprando o jogo mesmo. =p

    Se vcs procurarem por "Zeno Clash" em algum desses sites famosos de torrent, acho que devem encontrar esse comentário do cara.

    ResponderExcluir
  6. Eu baixei.

    Eu descompactei.

    E deu erro.

    Mas estou com mto sono para tentar solucionar isso agora.

    ResponderExcluir
  7. Precisa do demo de verdade instalado... Já atualizei o post.

    ResponderExcluir
  8. Eu só recomendo esse jogo para quem tem paciência para ficar voltando ao tempo a cada 10 segundos, tentando pegar o timing correto dos pulos... O resto vai se irritar fácil.

    ResponderExcluir
  9. eu só queria um "ctrl Z" na minha vida!

    ResponderExcluir
  10. ah, só um "crtl z" na vida já tava ótemo!

    ResponderExcluir