janeiro 13, 2008

Criação de Jogos

Como eu já disse antes aqui, eu faço games, ou pelo menos eu tento. Atualmente tenho um projeto em andamento (um card game) e outros parados, e pretendo falar sobre o desenvolvimento deles (e criação de jogos em geral) aqui no blog.

Começando por "Porque fazer um jogo?" Vou responder citando (apesar dele ter probido reproduzir sem autorização) um trecho do e-book "Jogos em Computador" de Renato Degiovani, que você pode ler inteiro aqui:

"Por prazer:- é extremamente gratificante criar algo que pode refletir um universo complexo e intrincado, transmitir idéias e conceitos ou simplesmente nos permitir brincar de deuses. Na criação, mandamos em tudo e tudo se submete à nossa vontade. Ao fazer o jogo, estamos criando as regras de existência, para um determinado universo."

Agora, vamos passar para a ferramenta utilizada na criação dos games, no meu caso o Multimedia Fusion: é um excelente programa para quem está começando a desenvolver jogos porque não necessita de conhecimento de programação. Usa uma linguagem de programação orientada a objetos do tipo "aponte e clique" (o editor de eventos), então você praticamente só utiliza o mouse. A interface é bastante amigável e intuitiva, pode-se criar jogos simples e divertidos.

Para aqueles que querem iniciar na criação de jogos, recomendo o Click and Create / The Game Factory (também chamado de Multimedia Fusion Express) que tem uma estrutura semelhante ao Multimedia Fusion, mas é mais simples e leve.

Abaixo links para downloads de alguns dos melhores games (brasileiros) feitos no MMF, para você ter uma idéia do que o programa é capaz:

Duel Toys
Duel Toys é basicamente um jogo de luta com, por volta de, 40 personagens de diversos jogos de luta e um incrível modo RPG.

Metrópole Ação X
Quebre tudo com personagens e cenários tipicamente brasileiros regado a um som pauleira.

Pokémon Jumper Beta 4
Pokémon Jumper mistura um pouco de aventura, alguns minigames, um bocado de batalhas Pokémon e humor escrachado.

Fontes:
http://www.clickteam.com
http://www.casadosjogos.com.br
http://www.tilt.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário